O Clube Cursos e palestras Midia Clientes Estressômetro Contato




História


O Clube da Gargalhada do Brasil® foi fundado em 2004, em Belo Horizonte, por Mari Tereza Nascimento Vieira, graduada em Letras, mãe de dois filhos e a médico-dentista Drª Ursula Luise Kirchner, Ph.D. em Odontologia, professora emérita da Universidade Livre de Berlim, ex-Pesquisadora Visitante da USP e ex-Professora Visitante da UFMG.

As fundadoras se conheceram num grupo de terapia durante uma fase difícil em que atravessavam momentos delicados de relacionamento e perdas familiares, buscando uma solução saudável e positiva. Após diversas pesquisas, encontraram no sorriso, no riso e na gargalhada um apoio para relativizar os problemas e, dessa forma, ganharem força e coragem para superarem as adversidades. A comprovação dos benefícios instantâneos dessa prática na própria pele e o desejo de compartilharem a experiência com outras pessoas culminaram com a fundação do Clube.

Após dois anos de ações entre ministrar palestras motivacionais para diversas corporações, promover atividades pioneiras como a Celebração do Dia Internacional do Sorriso, Dia Internacional do Riso e Dia Mundial da Gargalhada e criar o projeto social, Projeto Gargalhar na Praça, com o objetivo de oferecer exercícios do sorriso, do riso e da gargalhada em encontros comunitários, gratuitos, em praça pública, toda quarta-feira, receberam o título de Embaixadoras da Gargalhada. A homenagem ocorreu, em 2006, nos Estados Unidos, por iniciativa do fundador do 1º Clube de Gargalhada do Mundo, o médico indiano Dr. Madan Kataria, em reconhecimento ao trabalho pioneiro que elas realizam na América do Sul.

Os Clubes da Gargalhada® são considerados um fenômeno mundial. Começaram no ano de 1995, em Mumbai, Índia, com apenas cinco pessoas gargalhando, sob a orientação de Dr. Madan Kataria e, atualmente, existem mais de 6.000 Clubes de Gargalhadas espalhados em mais de 60 países.







Missão


  • Praticar o sorriso, o riso, a gargalhada e o bom-humor como forma diária de exercício para aliviar o estresse


Visão


  • Aliviar o estresse, melhorar a interação entre a equipe de trabalho e a qualidade de vida das pessoas


Valores


  • Ética do riso, do sorriso e da gargalhada
  • Respeito às diferenças e nunca rir do outro
  • Bem-estar físico, mental e emocional


Yoga da Gargalhada | Esclarecimentos | Advertência Médica

As palavras Yoga da Gargalhada/Yoga do Riso são originadas do Hasya Yoga - palavras em sânscrito. Hasya significa rir, gargalhar e Yoga é derivado da raiz "yuj", significando união, junção física, mental e emocional – harmonia e integração entre ação, pensamento e emoção, criada pelo médico indiano Dr. Madan Kataria, em 1995, em Mumbai, Índia e é conhecida como risoterapia, ou terapia do riso.

O Yoga da Gargalhada é considerado uma ciência, um método, uma técnica que é praticado como forma de exercício nos Clubes da Gargalhada para estimular o riso, o sorriso e a gargalhada, combinando respiração, movimentos, sons, contatos com os olhos. Trata-se de uma prática corporal que explora o lúdico, cujo objetivo é aliviar o estresse, melhorar a comunicação, a interação entre a equipe de trabalho, a sociabilização, a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas em casa ou no ambiente de trabalho.

Os benefícios da prática do Yoga da Gargalhada são fundamentados em pesquisas científicas e revelam que o cérebro não diferencia entre sorriso, riso ou gargalhada, estimulados ou espontâneos. Entretanto, ainda assim, o impacto positivo por meio do estímulo da ação de gargalhar é comprovado para a saúde física, mental e emocional.



Esclarecimentos


Direitos autorais


A marca Clube da Gargalhada® é propriedade exclusiva do Clube da Gargalhada do Brasil® e está garantida e certificada pelo INPI.

Representantes e responsáveis pelo Clube


A direção do Clube é responsabilidade de Drª Ursula Luise Kirchner e Mari Tereza Nascimento Vieira.

O Clube não possui filiais e nem representantes.

Advertência Médica


O conteúdo deste site é estritamente informativo.

A risoterapia, ou terapia do riso do riso é um complemento terapêutico e não substitui uma consulta, ou qualquer outro tipo de tratamento médico.

Dra. Ursula é Ph.D, médico-dentista, fala três idiomas, e Mari é graduada em Letras. Juntas, ministraram Palestras Motivacionais no Brasil e no exterior. Destaca-se o título de Embaixadoras da Gargalhada, recebido nos EUA.






  • "O que mais gostei no Clube da Gargalhada é a ética no trabalho. Vocês utilizam o sorriso, a gargalhada como um instrumento para a felicidade e não para a ironia. Fiquei muito feliz! Já tinha ouvido falar a respeito, mas não sabia que era tudo tão natural e orquestrado para trazer o bem para as empresas."

    Décio Gomes
    Diretor da Precon

  • "Tudo o que discutimos no briefing foi posto em prática, a minha espectativa foi atendida 100%, as pessoas gostaram muito. Vocês estão de parabéns."

    Scharmack A. Dias Vieira
    Engenheiro de Segurança do Trabalho | V&M MINERAÇÃO

  • "Cheguei muito tenso, foi uma semana difícil, e eu senti na prática os efeitos dessa terapia e estou me sentindo bem melhor agora... "

    Dr. Randal Vinicios Bianchi
    Médico de Família | Prefeitura S.S. Paraíso



Apresentação de conhecimento e técnicas relevantes a profissionais e organizações.


Rua Ceará, nº 195, sala 1008 - Santa Efigênia - CEP: 30.150.310 - Belo Horizonte - MG   55 31 9764 - 6252
Copyright © Clube da Gargalhada do Brasil® |